Diversidade de Cursos e Universidades/Faculdades (02)
Continuando...

- Depois de ter falado das faculdades/universidades, e ter visto que no Brasil há ótimas instituições e opções de lugares.
- Vamos para os cursos:
PS: NAS MAIS INTERESSANTES PARA NÓS, IREMOS MENCIONAR UM POUCO DELAS.


***ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS***

(BACHARELADOS)

ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / GESTÃO PÚBLICA

AGRONEGÓCIOS E AGROPECUÁRIA

ARQUIVOLOGIA

CIÊNCIA E ECONOMIA

CIÊNCIAS ATUARIAIS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

COMÉRCIO EXTERIOR - São as técnicas utilizadas na relação de compra e venda de produtos e serviços com empresas do exterior ou órgãos governamentais de outros países. O profissional dessa área analisa as tendências do mercado, identifica as necessidades da empresa em que trabalha e também de seus clientes ou fornecedores no exterior, elabora estratégias de negócios e marketing que visam à lucratividade do negócio e define os meios de transporte mais favoráveis para a transação. Com conhecimentos de direito internacional, pode exercer a função de despachante aduaneiro, atuando no controle de importação ou exportação de bens ou mercadorias. Seu campo de trabalho também envolve atividade sem instituições financeiras, departamentos de desenvolvimento econômico, empresas de seguro e de transporte.

GASTRONOMIA - São as técnicas utilizadas para a preparação de alimentos e bebidas e na gestão de restaurantes. O profissional de Gastronomia domina os métodos de segurança alimentar e de planejamento e produção de cardápios de restaurantes de cozinha internacional e nacional, hotéis, redes de lanchonetes, bufês, empresas de serviços alimentícios, companhias aéreas e até hospitais. Com técnicas apuradas, executa desde a preparação de pratos mais simples até os de alta gastronomia. Pode especializar-se nas áreas de confeitaria, panificação ou em um tipo de culinária específica, como japonesa, alemã, francesa e italiana, entre outras. Também é de sua responsabilidade supervisionar o funcionamento da cozinha, treinar o pessoal, cuidar da tabela de preços, negociar com fornecedores, manter contato com clientes e desenvolver estratégias de marketing que visem à rentabilidade. Outra possibilidade é ser consultor, prestando assessoria para a abertura de um restaurante ou na mudança de cardápio de um estabelecimento que já esteja em funcionamento.

HOTELARIA

MARKETING - É o conjunto de conhecimentos necessários para estimular a venda de produto se serviços, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa. Cabe ao profissional traçar e executar estratégias para alcançar os objetivos que a empresa deseja atingir, como lealdade à marca, boa imagem do produto e lucratividade. Pode atuar em qualquer tipo de organização, desde departamentos de marketing de grandes empresas até institutos de pesquisa e órgãos públicos. Está habilitado também a prestar assessoria a pequenos e médios negócios, nos quais sua principal função é promover a marca e o lançamento de produtos, definindo,por exemplo, as estratégias, o público-alvo e o preço a ser estabelecido. Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, na inovação de produtos que já existem e necessitam de atualização e com merchandising (veja a definição no item O que você pode fazer).

SECRETARIADO EXECUTIVO

TURISMO / GESTÃO DE TURISMO


(TECNOLÓGICAS)

AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIOS

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

COMÉRCIO EXTERIOR

GASTRONOMIA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

GESTÃO DE TURISMO

GESTÃO FINANCEIRA

GESTÃO HOSPITALAR

HOTELARIA

LOGÍSTICA E TRANSPORTE

NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

PROCESSOS GERENCIAIS


***MEIO AMBIENTE E CIÊNCIAS AGRÁRIAS***

(BACHARELADO)

AGRONOMIA

BIOSSISTEMAS

BIOTECNOLOGIA

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS

ECOLOGIA

GEOFÍSICA

GEOGRAFIA

GEOLOGIA

GESTÃO AMBIENTAL

METEOROLOGIA - É a ciência que estuda a atmosfera da Terra e seus fenômenos. O meteorologista pesquisa e avalia as condições atmosféricas e estuda dados relativos a vento, chuva, insolação, temperatura e umidade do ar, para entender e prever o tempo nas diversas regiões do planeta. Interpreta gráficos, imagens de satélites e radares, utilizando mapas e programas específicos de computador. Sua atividade é fundamental para o setor rural, uma vez que o agricultor depende das condições climáticas para definira época de plantio e colheita. Também trabalha em empresas que prestam serviços de radio meteorologia e meteorologia ambiental.

OCEANOGRAFIA - É a ciência que investiga as características de mares, rios, lagos e oceanos. O oceanógrafo pesquisa os seres animais e vegetais, o ambiente e os processos marinhos. Coleta e interpreta informações sobre as condições físicas, químicas, biológicas e geológicas dos ambientes aquáticos. Analisa a composição da água de rios, lagunas e estuários e atua em projetos de saneamento de áreas costeiras, monitorando e gerenciando obras e instalações para garantir a preservação ambiental. Desenvolve técnicas de exploração dos recursos naturais e minerais dos mares e avalia os efeitos das atividades humanas sobre o ecossistema, buscando preservar a flora e a fauna oceânica. Também supervisiona o cultivo de organismos aquáticos em cativeiro. Pode atuar tanto no setores público quanto no privado e em ONGs que trabalham diretamente com a questão da preservação ambiental.

ZOOTECNIA


(TECNOLÓGICAS)

ALIMENTOS

BIOENERGIA

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CIÊNCIAS EQUINAS

GEOPROCESSAMENTO

GESTÃO AMBIENTAL

IRRIGAÇÃO E DRENAGEM

MATERIAIS

MINERAÇÃO, PETRÓLEO E GÁS

NAVEGAÇÃO FLUVIAL

PAISAGISMO

PAPEL E CELULOSE

PRODUÇÃO DE BEBIDAS

PRODUÇÃO SUCROALCOOLEIRA

RECURSOS PESQUEIROS

ROCHAS ORNAMENTAIS

SANEAMENTO AMBIENTAL

SILVICULTURA

TECNOLOGIA DA MADEIRA

TECNOLOGIA DE LATICÍNIOS


***SAÚDE***

(BACHARELADO)


CIÊNCIAS BIOMÉDICAS

EDUCAÇÃO FÍSICA

ENFERMAGEM

ESPORTE

ESTÉTICA

FARMÁCIA

FISIOTERAPIA

FONOAUDIOLOGIA

GERONTOLOGIA

Gestão Saúde

MEDICINA - A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a palavra "saúde" como "estado de completo bem-estar físico, psicológico e social e não apenas a ausência de doença". Seguindo a premissa, a Medicina não se resume a um meio para a cura de doenças, sendo também responsável pela propagação do bem-estar. "É preciso ter a clara noção de que o médico é um instrumento de transformação social. A sua atuação na promoção da saúde permite modificar os indicadores de desenvolvimento de um país", diz o médico fisiatra Cláudio Balduíno Souto Franzen, presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers). Seja qual for a especialização, algumas características não podem faltar a quem abraça a Medicina, como dedicação e interesse.O profissional deve permanecer atualizado sobre novas drogas, terapias e equipamentos. No dia adia, o médico faz diagnóstico, analisa exames, receita medicamentos e faz cirurgias. Ele participa ainda de programas de prevenção e de planejamento de saúde coletiva. O mercado de trabalho vem se abrindo com áreas novas em segmentos como genética e estudo sobre os mecanismos da memória. "A busca por conhecimento deve sercontínua, sem esquecer do respeito, da ética e do humanismo, características fundamentais para alcançar o sucesso", afirma Cláudio Balduíno.

MEDICINA VETERINÁRIA

MUSICOTERAPIA

NATUROLOGIA

NUTRIÇÃO - É a ciência que investiga e controla a relação homem-alimento para preservar a saúde humana. O nutricionista planeja, administra e coordenam programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, suas e asilos, entre outros locais. Ele define os cardápios das refeições, sugerindo pratos que supram as necessidades nutricionais de clientes, pacientes ou hóspedes. Orienta e prescreve dietas individuais ou de grupo, para diabéticos, hipertensos, obesos, pacientes de doenças renais, hepáticas ou qualquer outra cujo tratamento exija acompanhamento alimentar específico. Para garantir a qualidade do que vai ser consumido, seleciona os fornecedores, controla matérias-primas e supervisiona a preparação dos alimentos.

OBSTETRÍCIA

ODONTOLOGIA - É a ciência voltada para o estudo e o tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face. O dentista cuida da saúde e da estética da boca. Restaura, extrai e limpa dentes, projeta e instalapróteses e realiza cirurgias. Também previne e cura de doenças da gengiva, da bochecha e da língua. Existem diversas especialidades, como a periodontia (tratamento da gengiva) e a dentística restauradora, voltada para as características anatômicas, funcionais e estéticas dos dentes. Esse profissional, que em geral faz carreira em consultório particular, costuma iniciar-se na profissão dividindo o espaço de atendimento, por causa dos altos custos dos equipamentos.Para exercer a profissão é preciso registrar-se no Conselho Regional de Odontologia.

QUIROPRAXIA

SAÚDE COLETIVA

TERAPIA OCUPACIONAL


(TECNOLÓGICAS)

CIÊNCIAS DAS PLANTAS MEDICINAIS

ESPORTE E LAZER

ESTÉTICA E COSMETOLOGIA

OFTÁLMICA

ORTÓPTICA

PRÓTESE DENTÁRIA

RADIOLOGIA

SAÚDE


***CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS***

(BACHARELADO)


ARQUEOLOGIA

CIÊNCIAS SOCIAIS

DIREITO - Ao optar pelo Direito, é bom ter em mente que o profissional dessa área é o elo entre o cidadão e o Estado, como uma ponte que traduz as necessidades de um e informa a decisão do outro.Para isso, é possível optar tanto pela advocacia como pela carreira jurídica. Independentemente da área escolhida, a faculdade é apenas o primeiro passo e não garante a entrada no mercado de trabalho. Depois, é preciso passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou em concursos públicos. As funções do profissional variam bastante de acordo com a área escolhida, mas no geral implicam a análise de disputas e conflitos de acordo com o que estabelece a Constituição e na defesa dos interesses de indivíduos, empresa se da sociedade em geral. "É importante que o profissional do Direito tenha cultura geral; ele deve ainda ler, escrever e falar bem", diz o juiz José Luiz de Carvalho, da 4ª Vara Cível do Foro Regional de Santana, em São Paulo.

ECONOMIA DOMÉSTICA

ESTUDO DE GÊNEROS E DIVERSIDADE

FILOSOFIA

GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER

HISTÓRIA

HUMANIDADES

LETRAS

LINGUÍSTICA

PEDAGOGIA

PSICOLOGIA

PSICOPEDAGOGIA

RELAÇÕES INTERNACIONAIS - É a condução das relações entre povos, nações e empresas nas áreas política, econômica, social, militar, cultural, comercial e do Direito. Esse bacharel analisa o cenário mundial, investiga mercados, avalia as possibilidades de negócios e aconselha investimentos no exterior. Promove entendimentos entre empresas e governos de diferentes países, abrindo caminho para exportações, importações e acordos bilaterais ou multinacionais. A internacionalização da economia amplia o campo de atuação desse profissional, que pode trabalhar em ministérios, embaixadas e consulados, grandes empresas, bancos e ONGs.

SEGURANÇA

SEGURANÇA PÚBLICA

SERVIÇO SOCIAL

TEOLOGIA


(TECNOLÓGICAS)

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

EVENTOS


***COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO***

(BACHARELADO)


AUDIOVISUAL

BIBLIOTECONOMIA

CINEMA E VÍDEO

ESTUDOS DE MÍDIA

ESTUDOS LITERÁRIOS

GESTÃO DA INFORMAÇÃO

JORNALISMO - O que aconteceu, quem está por trás do fato,quando ocorreu, onde, como e por quê. A resposta para cada uma dessas perguntas está estampa danos jornais, revistas, sites e até mesmo nas matérias que aparecem na televisão e no rádio. Desvendar fatos é o trabalho do jornalista, que sai às ruas diariamente atrás de histórias que são do interesse da sociedade. "O jornalista é o profissional que tem acesso a fontes de informação e as repassa a seus leitores, ouvintes e telespectadores", define Mauro Tagliaferri, correspondente da Record em Lisboa, Portugal. O jornalista é o profissional da notícia: ele descobre o fato, checa sua veracidade, escreve e edita reportagens e entrevistas, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Senso crítico, curiosidade e criatividade são essenciais na profissão. Um exemplo de sucesso resultante da conjugação dessas três características é o trabalho da jornalista Lina Cavalcante, que viu seu blog ser transformado em um quadro para um programa de televisão. "Quando mudei para Fortaleza, trabalhava a uns cinco quarteirões de casa e passava por um importante centro comercial. Como sempre gostei de moda, resolvi montar um blog com as peças que descobria nesse caminho. O que era uma coisa pequena se transformou em um projeto que deu certo." Assim como Lina, todo jornalista precisa desenvolver o faro para identificar o que é notícia e ter iniciativa para cavar o seu lugar no mercado. Mauro Tagliaferri deixa a dica: "Além de jornais, revistas e assessorias de imprensa, eu apostaria nas novas tecnologias, como a TV e o rádio digitais e a produção de conteúdo para internet e celular."

MULTIMÍDIA

MUSEOLOGIA

PRODUÇÃO CULTURAL

PRODUÇÃO EDITORIAL

PUBLICIDADE E PROPAGANDA - O consumo de produtos e serviços se deve, em grande parte, à estratégia de divulgação adotada pelas empresas e instituições para despertar o interesse das pessoas. Para isso, o profissional de publicidade e propaganda usa técnicas para criar e manter a boa imagem de produtos, serviços, empresas e pessoas. Ele trabalha com texto, sons e imagens. Tem de pesquisar muito sobre público-alvo, mídia adequada e formas de abordagem, estratégias de venda e de contato com o cliente. "Por ser uma das variáveis que movimenta a economia, a publicidade tem um importante papel", afirma Paulo Gregoraci, presidente da agência W/Brasil, de São Paulo. "A rotina é dura. São muitas reuniões internas e com clientes e veículos de comunicação. Procuramos ter hora para chegar, mas nunca sabemos quando vamos sair do trabalho. O mercado é agitado e concorrido e o clima na agência reflete bastante isso. Quando o concorrente de um cliente lança uma campanha, por exemplo, precisamos bolar, com muita agilidade, uma estratégia de combate", explica Gregoraci. O reconhecimento na área vem quando, além de ser comentada, uma campanha cumpre seu objetivo: estabelecer a marca ou elevar as vendas. O trabalho se divide em um tripé: atendimento (quem faz o meio de campo entre a agência e os interesses e as metas do cliente); criação (que bola as peças publicitárias); e mídia (que define o público-alvo, o meio de comunicação, o veículo, o dia e horário da divulgação - em caso de TV ou rádio - ou quais títulos de revista ou jornal em que as peças serão publicadas).

RÁDIO E TV

RELAÇÕES PÚBLICAS

TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO


(TECNOLÓGICAS)

COMUNICAÇÃO ASSISTIVA

COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

GESTÃO DA QUALIDADE

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

JOGOS DIGITAIS PRODUÇÃO AUDIOVISUAL PRODUÇÃO DE MÚSICA ELETRÔNICA

PRODUÇÃO FONOGRÁFICA

PRODUÇÃO MULTIMÍDIA

PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA

RÁDIO E TV

TELECOMUNICAÇÕES


***ARTES E DESIGN***
(BACHARELADO)

ARQUITETURA E URBANISMO - Depois de passar por um período próspero, em que a construção civil caminhou de maneira acelerada, o país vê o mercado andar um pouco mais devagar. Com isso, os profissionais envolvidos no setor, entre eles o arquiteto, precisam de mais competência para se manter na ativa. Além de atuar na elaboração e construção de empreendimentos, o arquiteto tem campo aberto nas etapas finais de uma obra, como a decoração de interiores. O início e a conclusão dos empreendimentos representam possibilidades diversas para o arquiteto. Estima-se que 40% das construções tenham um profissional desse perfil para cuidar do acabamento, que vai desde a escolha dos revestimentos até a seleção de objetos de decoração. Tudo para atrair o interesse de compradores. "Trata-se de um trabalho importante porque as pessoas buscam cada vez mais locais agradáveis", diz a arquiteta Alice Martins, sócia do escritório Alice Martins e Flavio Butti, especializado em design de interiores, de São Paulo. O estudante que se interessar por essa área precisa ter disposição para enfrentar reuniões com clientes ou fornecedores e para bater perna atrás das novidades do mercado. Outras características indispensáveis são criatividade, organização e habilidade para desenhar. Entre suas funções está a de determinar quais materiais serão usados nas obras, levando em consideração o uso do imóvel. Em parceria com o engenheiro civil, o arquiteto acompanha o andamento de construções e gerencia custos e mão de obra. Na área de urbanismo, o profissional de arquitetura atua na orientação do crescimento de cidades e em projetos de saneamento.

ARTES

ARTES CÊNICAS

PRODUÇÃO CÊNICA

ARTES PLÁSTICAS

COMUNICAÇÃO DAS ARTES DO CORPO

CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS MÓVEIS

CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS

CONVERSÃO E RESTAURO DANÇA

DESENHO INDUSTRIAL

DESIGN DE INTERIORES

DESIGN GRÁFICO

FOTOGRAFIA - É a captação de imagens com o uso de câmeras, sua gravação e reprodução em papel e meios digitais. O fotógrafo domina o uso de máquinas, lentes e filmes e conhece a fundo as técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens analógicas e digitais. Com base em conhecimentos de iluminação e enquadramento, procura captar da melhor maneira possível a imagem de pessoas, paisagens, objetos, momentos e fatos políticos, econômicos, esportivos e sociais. Seu trabalho pode ter cunho jornalístico, documental ou comercial – por exemplo, ao fotografar produto se modelos em estúdio. É possível atuar em jornais, revistas, sites, emissoras de TV, no cinema e em agências de publicidade e de notícias.

HISTÓRIA DA ARTE

MODA - É a arte de criar e comercializar peças de vestuário e acessórios, seguindo estilos e tendências. O profissional de moda desenha roupas e produtos, como joias, cintos e calçados, e define estilos e modelagens. Analisa tendências de comportamento para desenvolver coleções adaptadas ao gosto do público-alvo e promove a comercialização dos artigos. Responsabiliza-se pela aquisição de matérias-primas e desenha estampas nas indústrias têxteis ou modelos nas confecções. Como gestor, pode pesquisar o mercado consumidor, estabelecer estratégias de marketing para campanhas de lançamento de produtos e cuidar da promoção de vendas. Está habilitado também a trabalhar no departamento de compras de grandes magazines. Pode, ainda, prestar assessoria de moda para pessoas ou para grandes lojas. Neste caso, define a disposição dos produtos nas vitrines e escolhe as coleções a serem compradas.

MÚSICA TÊXTIL E MODA


(TECNOLÓGICAS)

ARTES CÊNICAS

ARTES PLÁSTICAS

CONSERVAÇÃO E RESTAURO

DANÇA

DESIGN DE INTERIORES

DESIGN DE PRODUTO

DESIGN E PRODUÇÃO GRÁFICA

FOTOGRAFIA

MODA


***ENGENHARIA***

(BACHARELADO)

CIÊNCIAS AERONÁUTICAS

ENGENHARIA ACÚSTICA

ENGENHARIA AERONÁUTICA

ENGENHARIA AGRÍCOLA

ENGENHARIA AMBIENTAL

ENGENHARIA BIOMÉDICA

ENGENHARIA CARTOGRÁFICA

ENGENHARIA CIVIL - O aquecimento do mercado imobiliário brasileiro nos últimos anos segue influenciando a grande procura por engenheiros civis. "Antes, o mercado estava interessado em profissionais para a compra e verificação de terrenos; agora os engenheiros mais requisitados são os que atuam na área de produção, ou seja, os que ficam nas obras coordenando projetos e equipes de trabalho”, explica o engenheiro Gilson de Oliveira Santos, coordenador de obras da construtora Tecnisa, de São Paulo (SP).Quem faz o curso de Engenharia Civil tem pela frente várias possibilidades de atuação profissional.Além de projetar, gerenciar e executar obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas,barragens, canais e portos, o engenheiro civil tem como atribuição a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. O profissional pode desenvolver projetos, trabalhar no canteiro de obras ou ainda dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciar a infraestrutura e a ocupação de um edifício. Entre os setores apontados por profissionais da área como muito promissores, está o de petróleo e gás. "Essas áreas terão investimentos em obras de grande porte, como gasodutos, refinarias, plataformas, navios e estaleiros", diz Henrique Andion, diretor da construtora OAS. Segundo ele, muitas oportunidades de trabalho nos próximos anos surgirão nos setores de energia e de saneamento básico. Para ter destaque nessa área, entretanto, é preciso boa dose de dedicação. "O setor requer profissionais disponíveis a todo o momento para viagens e muito trabalho", diz Henrique. "Também é preciso ter carisma para trabalhar com pessoas, especialmente operários de obras, ser otimista, perseverante e o principal: saber observar e entendera obra como um todo."

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

ENGENHARIA DE AGRIMENSURA

ENGENHARIA DE ALIMENTOS - São as técnicas e os conhecimentos usados na fabricação, na conservação, no armazenamento e no transporte de alimentos industrializados. Esse profissional cuida de todas as etapas de preparo e conservação de alimentos de origem animal e vegetal. Seleciona a matéria-prima, como leite, carnes, peixes, legumes e frutas, e define a melhor forma de armazenagem, acondicionamento e preservação dos produtos, projetando embalagens. Cria e testa formulações, a fim de determinar o valor nutricional de alimentos industrializados, seu sabor, sua cor e consistência. A indústria alimentícia é, sem dúvida, seu principal campo de atuação. Mas pode trabalhar, ainda, em indústrias fornecedoras de equipamentos, embalagens e aditivos.

ENGENHARIA DE AQUICULTURA

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

ENGENHARIA DE ENERGIA

ENGENHARIA DE HORTICULTURA

ENGENHARIA DE MATERIAIS

ENGENHARIA DE MINAS

ENGENHARIA DE PESCA

ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS - É o conjunto de técnicas usadas para a descoberta de jazidas e para a exploração, produção e comercialização de petróleo e gás natural. O engenheiro de petróleo e gás atua em petroleiros, refinarias, plataformas marítimas e em petroquímicas. Com seus conhecimentos em engenharia, geofísica, mineração e geologia, ele trabalha na descoberta de jazidas de petróleo e de gás natural. É de sua responsabilidade desenvolver projetos que visem à exploração e à produção desses bens sem prejuízos ao meio ambiente nem desperdício de material. Além disso, cuida do transporte do petróleo e seus derivados, desde o local da exploração até a chegada na refinaria.

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES

ENGENHARIA ELÉTRICA

ENGENHARIA FÍSICA

ENGENHARIA FLORESTAL

ENGENHARIA HÍDRICA

ENGENHARIA INDUSTRIAL

ENGENHARIA MECÂNICA

ENGENHARIA MECATRÔNICA

ENGENHARIA METALÚRGICA

ENGENHARIA NAVAL

ENGENHARIA QUÍMICA

ENGENHARIA SANITÁRIA

ENGENHARIA TÊXTIL

TECNOLOGIA TÊXTIL E DA INDUMENTÁRIA


(TECNOLÓGICAS)

AERONÁUTICA

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

BIOTECNOLOGIA

CONSTRUÇÃO CIVIL

ELETRÔNICA

MECÂNICA

PRODUÇÃO MOVELEIRA


***CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA***

(BACHARELADO)



(TECNOLÓGICAS)


Continua...
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